quinta-feira, 3 de junho de 2010

Aluno deve pesquisar situação da faculdade antes de fazer o vestibular

Aluno deve pesquisar situação da faculdade antes de fazer o vestibular


Para não correr o risco de estudar em uma faculdade irregular, o Ministério da Educação recomenda que, antes do vestibular, os alunos pesquisem na página eletrônica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) a situação da instituição. Na internet, é possível saber se a instituição é credenciada pelo MEC e se o curso tem autorização para funcionar.

Segundo o diretor do Departamento de Supervisão da Educação Superior, Mário Pederneiras, "é importante que o aluno verifique a situação da instituição perante o MEC, se o curso preterido tem autorização para funcionar e se o ensino daquela faculdade foi bem avaliado pelo ministério".

Na avaliação de Pederneiras, a pesquisa no Inep pode prevenir problemas futuros, como estudar em uma faculdade descredenciada ou que seja mal avaliada pelo ministério. Desde 2005, o MEC já descredenciou cinco instituições que funcionavam de maneira precária. "Estamos recebendo denúncias e autuando instituições com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino superior. Nunca o MEC havia descredenciado uma faculdade", disse. As faculdades descredenciadas são: Garcia Silveira, de Sobradinho (DF); Caiçara, de Brazlândia (DF); Piratininga, Estefanini e Leonardo da Vinci, de São Paulo.

Além disso, em dezembro de 2004, o Ministério da Educação autuou seis faculdades que funcionavam sem o credenciamento do MEC: o Instituto de Ensino e Pesquisa Unifeli e a Leonel Aguiar, em São Paulo; a Rui Barbosa e a de Educação do Piauí, em Teresina; a Marques Guimarães, em São José do Vale do Rio Preto, no Rio de Janeiro; e a de Ciências do Ceará, em Fortaleza.

Pesquisa –A Portaria nº 2864/05, da Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC), determina que todas as faculdades devem ter uma página eletrônica. O recurso deve apresentar dados como os cursos oferecidos, a relação do corpo docente, os resultados das avaliações feitas pelo MEC (quando for o caso), o valor das mensalidades, a infra-estrutura da instituição, entre outros.

De acordo com último Censo da Educação Superior, existem hoje no Brasil 2.013 instituições dessa área de ensino, sendo que 224 são públicas e 1.789 privadas. 

Repórter: Flavia Nery

Nenhum comentário:

Postar um comentário