segunda-feira, 12 de outubro de 2009

5 de outubro: Dia nacional de luta pela efetivação dos direitos do trabalho


5 de outubro: Dia nacional de luta pela efetivação dos direitos do trabalho

(08/10/2009 - 16:46)

 Discriminação, exploração, assédio moral, trabalho infantil, condições degradantes, trabalho sem carteira assinada. Apesar da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) estar em vigor desde 1943, o trabalhador brasileiro ainda enfrenta muitas dificuldades para conquistar seus direitos. O dia 5 de outubro, Dia Nacional de Luta pela Efetivação dos Direitos do Trabalho, é uma oportunidade para conscientizar a população sobre suas garantias legais. Para marcar a data, a Amatra 1 promoveu uma campanha para divulgação dos direitos e deveres do trabalhador. No dia 5 de outubro, juízes do Trabalho estiveram à disposição da população no Largo da Carioca, no centro do Rio de Janeiro,  para esclarecimentos e distribuição gratuita de cartilhas.  

Dando continuidade ao projeto iniciado pela Anamatra em 2007, a Amatra 1 fez, pelo 3º ano consecutivo, a sua Campanha pela Efetivação dos Direitos do Trabalho, sempre realizada no dia 05 de outubro, quando aniversaria a Constituição Federal.

Em parceria com o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, que também é executado pela Amatra 1, foram distribuídas cerca de 2.400 cartilhas do trabalhador. "Utilizando a linguagem da história em quadrinhos, a cartilha informa sobre o tema, abordando desde férias e 13º salário até itens como aposentadoria, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), licenças, hora-extra, exploração sexual, trabalho infantil e assédio moral. É uma forma simples de levar informação à população", afirma Luciana Neves, presidente da Amatra1. "Para defender os seus direitos, o trabalhador precisa primeiro conhecê-los", finaliza.


Fonte: Amatra 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário