sábado, 19 de setembro de 2009

Orientação de como estudar para concursos - iniciantes

Orientação de Estudo para Concursos - Candidatos Iniciantes
Publicado em 8/6/2009

Começar hoje a se preparar para ingressar numa carreira pública implica a decisão de estudar à maneira antiga ou à nova. A antiga costuma exigir, em média, 3,5 a 4,5 anos, tempo demais para quem tem pressa. À nova, costuma-se passar no concurso escolhido num período de tempo que oscila, em média, entre 1,5 e 2,5 anos, dependendo da dedicação do candidato, que deve investir entre 4 e 5 horas de estudo por dia.

A técnica que aconselhamos divide o estudo em três fases:

Fase I: Língua Portuguesa (e Texto);
Fase II: Outras matérias comuns a todos os concursos;
Fase III: Matérias específicas de um determinado concurso.

A fase I pode ser cumprida com mais eficiência em casa ou no trabalho do aluno. As empresas costumam liberar o uso do computador ao funcionário que se mostra decidido a melhorar seu nível intelectual. Uma hora durante o horário de almoço e três ou quatro após o expediente. No tempo de almoço, estudar antes de almoçar, mesmo que com um pouco de fome, propicia melhor rendimento. Para quem quer estudar em casa, o melhor não é estudar à noite, mas dormir bem cedo, acordar e estudar 3 horas bem cedo, antes do início das atividades diárias. A mente descansada, após o sono, é mais receptiva.

Na fase I, Língua Portuguesa (e Texto), que reprova 70% dos candidatos, você vai assumir o compromisso de, em três meses, rever muito bem tudo o que está nos seguintes livros, ou cursos online, atualizados conforme o Acordo Ortográfico:

a) Gramática pela Prática -  45  a 60 dias.
b) Análise Sintática Visual - 20 a 25 dias.
c) Intelecção e Interpretação de Textos - 15 a 20 dias.

Estão disponíveis os livros, ou os cursos online (que incluem também os livros). Os cursosonline, por permitirem ao aluno assistir às explicações do professor, repetidas vezes, rendem mais.

Na fase II, que também pode ser feita em casa ou no trabalho, serão vencidas, em 90 dias, as sete matérias seguintes, exigidas em todos os concursos:

d) Direito Constitucional 
e) Direito Administrativo
f) Lei 8.112
g) Lei 8.666
h) Informática
i) Raciocínio Lógico
j) Atualidades

Durante essa fase II, você reserva duas horas em um determinado dia da semana para resolver provas de Língua Portuguesa.

Na fase III, você escolhe um concurso, estuda o edital e prepara-se para as matérias específicas, em sala de aula presencial ou ainda na internet. Durante essa fase, você reserva 4 horas em cada sábado e 4 horas em cada domingo, para resolver questões de provas já realizadas, 1 hora para cada matéria básica vista nas fases I e II.

Essa velocidade de estudo só a Vestcon pode oferecer, porque ela tem a maior experiência e a mais avançada tecnologia do país.

Professor Ernani Pimentel 

Nenhum comentário:

Postar um comentário