terça-feira, 25 de agosto de 2009

Contratos de compra e venda de imóveis não quitados podem ter registro em cartórios

BE 3696 - ANO IX - São Paulo, 27 de Julho de 2009 - ISSN 1677-4388
 
CLIPPING 


Contratos de compra e venda de imóveis não quitados podem ter registro em cartórios

Está permitido em Rondônia o registro em cartório da venda e compra de imóveis financiados e ainda não quitados. A garantia jurídica é dada pelo Provimento 006/2009, da Corregedoria Geral de Justiça, que orienta os 23 cartórios de registro de imóveis do estado a aceitarem a averbação desse e de outros tipos de contratos. A norma foi questionada por um banco, que teve o mandado de segurança negado pelo Tribunal Pleno Judiciário de Rondônia, em decisão unânime, nesta segunda-feira, 20, em Porto Velho.

O provimento, que é uma instrução ou determinação administrativa emitida pelo corregedor, regulariza e dá conhecimento público a uma situação corriqueira no mercado imobiliário. A prática era de se fazer um contrato cujo conhecimento era restrito às partes envolvidas na negociação. Como não havia regra estabelecida, os cartórios não aceitavam o registro desse tipo de transação na matrícula do imóvel, que é uma espécie de anotação de todas compras, vendas, proprietários e outras informações relativas a uma casa, terreno ou apartamento.

Segundo o juiz convocado Daniel Lagos, que relatou e votou pela denegação do mandado de segurança, o desamparo jurídico em que estavam diversas negociações precisavam de uma solução. "Havia risco total para quem comprava um imóvel por meio de um "contrato de gaveta", afirmou o juiz, referindo-se à forma popular de referência a esse tipo de negociação que não possuía registro público.

A medida entrou em vigor em março deste ano por ato do corregedor geral do TJ RO, desembargador Sansão Saldanha. Provimentos semelhantes foram adotados em outros estados brasileiros, como o Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

Segundo ele, essa segurança jurídica para os cidadãos foi baseada em decisões dos tribunais brasileiros, que já reconheciam a validade de contratos de imóveis financiados e não quitados, sem a interferência da instituição financeira. Além disso, ressaltou o desembargador Sansão, existe a necessidade de dar publicidade à situação do imóvel, para prevenir conflitos judiciais e pessoas que no futuro participem de negociações que envolvam imóveis com essa condição.

Entretanto, nada muda para os bancos, pois mesmo com o registro público do contrato de compra e venda, a dívida com a instituição permanece, pois o contrato é que rege a negociação e o provimento em nada muda o direito de propriedade.

Publicação: 21.07.2009

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia


Nota de responsabilidade 
O inteiro teor das notícias e informações você encontra no site do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB. As informações aqui veiculadas têm escopo meramente informativo e reportam-se s fontes indicadas. O IRIB não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas. 
As opiniões veiculadas nestas páginas não expressam necessariamente a opinião da diretoria do IRIB e dos editores deste boletim eletrônico. As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade de quem as subscreveram. 

Direitos de reprodução
As matérias aqui veiculadas podem ser reproduzidas mediante expressa autorização dos editores, com a indicação da fonte.

Edições Anteriores
Para obter as edições anteriores em seu mail, tecle aqui

Expediente

BOLETIM DO IRIB on line - www.irib.org.br 
Presidente do IRIB: Helvécio Duia Castello (helvecio@irib.org.br)
Diretor Executivo: Carlos Eduardo Duarte Fleury (fleury@irib.org.br)
Assessor de Imprensa e Jornalista responsável: Fabio Elizeu - Mtb 36.559 (fabioelizeu@irib.org.br)
Ouvidoria do Irib: ouvidoria@irib.org.br 

Conselho Deliberativo:
Membros Eleitos: Sérgio Toledo de Albuquerque(AL), Stanley Queiroz Fortes(AM), Ana Tereza Araújo Melo Fiúza(CE), Luiz Gustavo Leão Ribeiro(DF), Etelvina Abreu do Valle Ribeiro(ES), Clenon de Barros Loyola Filho(GO), José Wilson Pires Sampaio(MA), Francisco José Rezende dos Santos(MG), Miguel Seba Neto(MS), Nizete Asvolinsque(MT), Cleomar Carneiro de Moura(PA), Fernando Meira Trigueiro(PB), Miriam de Holanda Vasconcelos(PE), Maria Elizabeth Paiva e Silva Muller(PI), José Augusto Alves Pinto(PR), Eduardo Pacheco Ribeiro de Souza(RJ), Carlos Alberto da Silva Dantas(RN), João Pedro Lamana Paiva(RS), Gleci Palma Ribeiro Melo(SC), George Takeda(SP).
Membros Natos: Jether Sottano(SP), Italo Conti Jr(PR), Dimas Souto Pedrosa(PE), Lincoln Bueno Alves(SP), Sérgio Jacomino(SP).
Suplentes do Conselho Deliberativo 

Coordenadoria Editorial: Ulysses da Silva(SP), Luiz Egon Richter(RS), Frederico Henrique Viegas de Lima(DF),

Conselho Fiscal: Alex Canziani Silveira(PR), Inah álvares da Silva Campos(MG), Pedro Jorge Guimarães Almeida(AL), Rosa Maria Veloso de Castro(MG), Rubens Pimentel Filho(ES). 
Suplentes do Conselho Fiscal 

Conselho de ética: Ademar Fioranelli(SP), Ercilia Maria Moraes Soares(TO), Paulo de Siqueira Campos(PE). 

Conselho Científico - * - Conselho Jurídico - * - Conselho Internacional - * - Conselho Editorial

Nenhum comentário:

Postar um comentário