terça-feira, 25 de agosto de 2009

Mesmo de boa-fé, ocupação de área pública não gera direito à indenização por benfeitorias

BE 3686 - ANO IX - São Paulo, 16 de Julho de 2009 - ISSN 1677-4388
 


Mesmo de boa-fé, ocupação de área pública não gera direito 
à indenização por benfeitorias


O particular que ocupa área pública não tem direito à indenização por benfeitorias que tenha construído, mesmo que a ocupação tenha ocorrido de boa-fé. Para a Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), as regras do direito civil não são aplicáveis aos imóveis públicos, já que as benfeitorias não só não beneficiam a Administração Pública como geram custos ao erário em razão da demolição e recuperação das áreas. 

O caso trata de três "chácaras" da Colônia Agrícola IAPI na região administrativa do Guará (DF). Os ocupantes afirmavam manter há mais de 20 anos a posse pacífica do local, tendo desenvolvido plantações diversas, casas, barracos, criadouros e outras obras. Possuíam também documento fornecido pelo poder público, chamado de "certificado para regularização fundiária". A Terracap argumentou que, o certificado além de não poder legitimar a ocupação ou provar propriedade, foi emitido por quem não detinha competência para o tema. 

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) entendeu que, apesar de a área ser pública e não ser passível de usucapião ou posse, os ocupantes deveriam ser equiparados a possuidores de boa-fé para fins de indenização por benfeitorias. Mas, para o ministro Herman Benjamin, o possuidor é aquele que tem, de fato, o exercício de algum dos direitos de propriedade, o que jamais ocorre em relação a áreas públicas. "O particular jamais exerce poderes de propriedade, já que o imóvel público não pode ser usucapido O particular, portanto, nunca poderá ser considerado possuidor de área pública, senão mero detentor", explicou. 

O ministro ressaltou que, apesar de esse ponto já bastar para afastar o direito à compensação pelo poder público em razão de melhorias, o instituto da indenização pressupõe a existência de vantagem oriunda dessas obras para o real proprietário. E, no caso da Administração, como esses imóveis são geralmente construídos com ilegalidades ambientais e urbanísticas, o Poder Público precisa demoli-los ou regularizá-los. 

"Seria incoerente impor à Administração a obrigação de indenizar por imóveis irregularmente construídos que, além de não terem utilidade para o Poder Público, ensejarão dispêndio de recursos do erário para sua demolição", afirmou o relator. "Entender de modo diverso é atribuir à detenção efeitos próprios da posse, o que enfraquece a dominialidade pública, destrói as premissas básicas do princípio da boa-fé objetiva, estimula invasões e construções ilegais e legitima, com a garantia de indenização, a apropriação privada do espaço público", completou. 

Segundo o ministro, a tolerância da Administração não pode servir para afastar ou distorcer a aplicação da lei: "Não fosse assim, os agentes públicos teriam, sob sua exclusiva vontade, o poder de afastar normas legais cogentes, instituídas em observância e como garantia do interesse da coletividade." 

Ainda segundo o relator, o entendimento da Turma não afasta o dever de o Estado amparar os que não possuem casa própria. Mas não seria razoável torcer as normas de posse e propriedade para atingir tais objetivos sociais e dar tratamento idêntico a ricos e pobres que ocupam ilegalmente bens que pertencem à comunidade e às gerações futuras. 

"Sim, porque, como é de conhecimento público, no Brasil, invasão de espaço público é prática corriqueira em todas as classes sociais: estão aí as praças e vias públicas ocupadas por construções ilegais de shopping centers, as áreas de preservação permanente, inclusive no Pantanal e em dunas, tomadas por residências de lazer, as margens de rios e lagos abocanhadas por clubes, para citar alguns exemplos", concluiu.

Publicado em 15.07.2009

Fonte/Link

http://www.stj.gov.br/portal_stj/publicacao/engine.wsp?tmp.area=398&tmp.texto=92861



Nota de responsabilidade 
O inteiro teor das notícias e informações você encontra no site do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB. As informações aqui veiculadas têm escopo meramente informativo e reportam-se s fontes indicadas. O IRIB não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas. 
As opiniões veiculadas nestas páginas não expressam necessariamente a opinião da diretoria do IRIB e dos editores deste boletim eletrônico. As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade de quem as subscreveram. 

Direitos de reprodução
As matérias aqui veiculadas podem ser reproduzidas mediante expressa autorização dos editores, com a indicação da fonte.

Edições Anteriores
Para obter as edições anteriores em seu mail, tecle aqui

Expediente

BOLETIM DO IRIB on line - www.irib.org.br 
Presidente do IRIB: Helvécio Duia Castello (helvecio@irib.org.br)
Diretor Executivo: Carlos Eduardo Duarte Fleury (fleury@irib.org.br)
Assessor de Imprensa e Jornalista responsável: Fabio Elizeu - Mtb 36.559 (fabioelizeu@irib.org.br)
Ouvidoria do Irib: ouvidoria@irib.org.br 

Conselho Deliberativo:
Membros Eleitos: Sérgio Toledo de Albuquerque(AL), Stanley Queiroz Fortes(AM), Ana Tereza Araújo Melo Fiúza(CE), Luiz Gustavo Leão Ribeiro(DF), Etelvina Abreu do Valle Ribeiro(ES), Clenon de Barros Loyola Filho(GO), José Wilson Pires Sampaio(MA), Francisco José Rezende dos Santos(MG), Miguel Seba Neto(MS), Nizete Asvolinsque(MT), Cleomar Carneiro de Moura(PA), Fernando Meira Trigueiro(PB), Miriam de Holanda Vasconcelos(PE), Maria Elizabeth Paiva e Silva Muller(PI), José Augusto Alves Pinto(PR), Eduardo Pacheco Ribeiro de Souza(RJ), Carlos Alberto da Silva Dantas(RN), João Pedro Lamana Paiva(RS), Gleci Palma Ribeiro Melo(SC), George Takeda(SP).
Membros Natos: Jether Sottano(SP), Italo Conti Jr(PR), Dimas Souto Pedrosa(PE), Lincoln Bueno Alves(SP), Sérgio Jacomino(SP).
Suplentes do Conselho Deliberativo 

Coordenadoria Editorial: Ulysses da Silva(SP), Luiz Egon Richter(RS), Frederico Henrique Viegas de Lima(DF),

Conselho Fiscal: Alex Canziani Silveira(PR), Inah álvares da Silva Campos(MG), Pedro Jorge Guimarães Almeida(AL), Rosa Maria Veloso de Castro(MG), Rubens Pimentel Filho(ES). 
Suplentes do Conselho Fiscal 

Conselho de ética: Ademar Fioranelli(SP), Ercilia Maria Moraes Soares(TO), Paulo de Siqueira Campos(PE). 

Conselho Científico - * - Conselho Jurídico - * - Conselho Internacional - * - Conselho Editorial

Nenhum comentário:

Postar um comentário