terça-feira, 25 de agosto de 2009

Justiça reconhece partilha de relação homoafetiva (sociedade de fato)

JUSTIÇA RECONHECE PARTILHA

O juiz Ronaldo Claret de Moraes, da 1ª Vara Cível da capital, reconheceu a existência de uma relação homoafetiva (sociedade de fato) entre duas mulheres, e, em consequência, reconheceu o direito à partilha, meio a meio, dos bens adquiridos onerosamente durante a vigência da sociedade de fato. 

Uma das mulheres, agente administrativo, declarou que se relacionou com uma administradora por aproximadamente 21 anos. Durante essa convivência, elas adquiriram bens, mediante esforço comum. Em face ao término do relacionamento, a agente administrativo pediu, na Justiça, o reconhecimento da sociedade de fato e a partilha dos bens adquiridos durante o relacionamento. 

O magistrado constatou que todo o conjunto de provas existente no processo demonstrou satisfatoriamente a existência da relação homoafetiva e a união de esforços para a formação do patrimônio. Ele explicou que os bens adquiridos durante a união homoafetiva pertencem a ambos os conviventes e, com a dissolução, o patrimônio deverá ser partilhado. 

Esse processo corre sob segredo de justiça, de acordo o artigo 155 da Lei nº 5.869/1973 do Código de Processo Civil. 

Essa decisão está sujeita a recurso. 

Publicação: 17.08.2009.

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais.

Nota de responsabilidade 
O inteiro teor das notícias e informações você encontra no site do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB. As informações aqui veiculadas têm escopo meramente informativo e reportam-se s fontes indicadas. O IRIB não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas. 
As opiniões veiculadas nestas páginas não expressam necessariamente a opinião da diretoria do IRIB e dos editores deste boletim eletrônico. As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade de quem as subscreveram. 

Direitos de reprodução
As matérias aqui veiculadas podem ser reproduzidas mediante expressa autorização dos editores, com a indicação da fonte.

Edições Anteriores
Para obter as edições anteriores em seu mail, tecle aqui

Expediente

BOLETIM DO IRIB on line - www.irib.org.br 
Presidente do IRIB: Helvécio Duia Castello (helvecio@irib.org.br)
Diretor Executivo: Carlos Eduardo Duarte Fleury (fleury@irib.org.br)
Assessor de Imprensa e Jornalista responsável: Fabio Elizeu - Mtb 36.559 (fabioelizeu@irib.org.br)
Ouvidoria do Irib: ouvidoria@irib.org.br 

Conselho Deliberativo:
Membros Eleitos: Sérgio Toledo de Albuquerque(AL), Stanley Queiroz Fortes(AM), Ana Tereza Araújo Melo Fiúza(CE), Luiz Gustavo Leão Ribeiro(DF), Etelvina Abreu do Valle Ribeiro(ES), Clenon de Barros Loyola Filho(GO), José Wilson Pires Sampaio(MA), Francisco José Rezende dos Santos(MG), Miguel Seba Neto(MS), Nizete Asvolinsque(MT), Cleomar Carneiro de Moura(PA), Fernando Meira Trigueiro(PB), Miriam de Holanda Vasconcelos(PE), Maria Elizabeth Paiva e Silva Muller(PI), José Augusto Alves Pinto(PR), Eduardo Pacheco Ribeiro de Souza(RJ), Carlos Alberto da Silva Dantas(RN), João Pedro Lamana Paiva(RS), Gleci Palma Ribeiro Melo(SC), George Takeda(SP).
Membros Natos: Jether Sottano(SP), Italo Conti Jr(PR), Dimas Souto Pedrosa(PE), Lincoln Bueno Alves(SP), Sérgio Jacomino(SP).
Suplentes do Conselho Deliberativo 

Coordenadoria Editorial: Ulysses da Silva(SP), Luiz Egon Richter(RS), Frederico Henrique Viegas de Lima(DF),

Conselho Fiscal: Alex Canziani Silveira(PR), Inah álvares da Silva Campos(MG), Pedro Jorge Guimarães Almeida(AL), Rosa Maria Veloso de Castro(MG), Rubens Pimentel Filho(ES). 
Suplentes do Conselho Fiscal 

Conselho de ética: Ademar Fioranelli(SP), Ercilia Maria Moraes Soares(TO), Paulo de Siqueira Campos(PE). 

Conselho Científico - * - Conselho Jurídico - * - Conselho Internacional - * - Conselho Editorial

Nenhum comentário:

Postar um comentário