terça-feira, 25 de agosto de 2009

Cuidados na hora de comprar imóvel evitam dor de cabeça

Cuidados na hora de comprar imóvel 
evitam dor de cabeça

Antes de assinar o contrato e pegar as chaves, algumas dicas importantes para um bom negócio
Amilson Ribeiro
Antes de fechar a compra da casa ou apartamento, é importante tomar algumas precauções
A compra da casa própria é um sonho para muitos brasileiros. Por isso, é preciso ter muito cuidado antes de fechar o negócio. Conforme especialistas do ramo imobiliário, o ideal para quem está pensando em realizar o sonho da casa própria é elaborar uma lista de obrigações a serem cumpridas antes de finalizar a compra. O primeiro passo é procurar uma imobiliária. Isso ajuda a economizar tempo, já que ela apresenta opções de imóveis, evitar problemas desnecessários com casas sem documentação correta e garantir um negócio seguro.

Se o comprador optar por procurar uma empresa especializada, considere a estrutura, disponibilidade do corretor e solicite as referências de vendas anteriores. Observe ainda os serviços oferecidos, área geo-gráfica de atuação, quantidade de imóveis constantes na carteira, atendimento fora do horário comercial, prestação de apoio a financiamentos e elaboração de contrato profissional com revisão de advogado.

Converse claramente com este profissional, decida em primeiro lugar suas necessidades  com a família e diga o que é importante ter no imóvel (quintal, dependência de empregada, piscina, garagem, entre outras). 
Apresente o valor que pretende gastar (quantia em dinheiro, necessidade de financiamento, disponibilidade do FGTS, automóvel ou outro imóvel que possa ser dado como parte do pagamento). Dependendo da quantia disponível é provável que seja necessário retirar itens ou quem sabe acrescentar.

Visite um número razoável de alternativas. Só faça negócio após conferir cerca de oito unidades, com as pessoas que têm poder de decisão na família. Além disso, vá até o imóvel escolhido mais de uma vez, de dia, à noite e quando estiver chovendo. Pergunte aos vizinhos sobre segurança, vazamentos, desabamentos, odores e inundações na área.

Não se esqueça de considerar valorizações futuras, valor de revenda e posição do imóvel em relação ao sol. É necessário fazer uma inspeção minuciosa antes de assinar o contrato, fique atento às rachaduras, ao quadro de força e às condições do telhado. Além disso, procure descobrir se há vazamentos, diminuição de vazão de água entre pontos, existência de cupins, paredes úmidas, ocas ou descoladas. Ao fechar o negócio, revise o contrato. É recomendável que toda a compra seja acompanhada de um instrumento particular de contrato elaborado pela imobiliária, mesmo que a escritura seja lavrada imediatamente após a negociação.

Para aqueles que não sabem, o contrato protege ambas as partes e estabelece condições, por exemplo, sobre a posse do imóvel e dívidas de impostos que não são cobertas na escritura. Por isso, não deixe de verificar todos os documentos, de fazer com que o vendedor apresente certidões negativas dos cartórios de protestos, dos distribuidores cíveis, da Justiça Federal, da Receita Federal e de tributos municipais.

Observe a matrícula atualizada do imóvel, expedida pelo Oficial do Cartório de Registro de Imóveis, e uma declaração que confirme que as taxas de condomínio estão em dia, no caso dos apartamentos.


Publicada em 16|08|09

Nenhum comentário:

Postar um comentário